domingo, 30 de setembro de 2012


Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 11, número 3, set./dez. 2011.
CONTRADIÇÕES NA DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL
Solange Leda Gallo*

ResumoAqui fazemos uma reflexão sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos no âmbito de um dos grupos de pesquisa inscrito na linha de pesquisa de “Texto e Discurso” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Esse trabalho se materializa em várias publicações científicas de todo grupo e em duas produções digitais de divulgação de conhecimento, a Revista “Ciência em Curso” (www.cienciaemcurso.unisul.br) e o Projeto “feito a mão” (www.feitoamao.unisul.br). Discutimos aqui as contradições que estão na base da produção de conhecimento e de suas formas de circulação de acordo com resultados de análises já desenvolvidas. Essas análises recortam a questão da mediação no jornalismo científico e na divulgação científica, a questão do conhecimento científico e do conhecimento cultural, a questão da ciência em relação à C&T; e a questão do discurso da contemporaneidade e da memória.
Palavras-chave: Análise de discurso. Divulgação de conhecimento científico e cultural. Contradição. Memória.

Acessível em:


http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/1103/10.htm



Sem comentários:

Enviar um comentário